domingo, 6 de maio de 2012

Diário de uma Romaria: A alegria e emoção em ser Romeiro



Muita emoção, fé e alegria. Assim posso definir o que foi para mim participar da 83° Romaria dos Cavaleiros de São Jorge a Pirapora do Bom Jesus.

O evento logo na sua saída na manhã de Segunda-feira, dia 30, já demonstrava o quanto seria especial, pois mesmo em meio a forte chuva, romeiros a cavalo e de charrete, tomavam conta das principais ruas da cidade, num ato aplaudido pelo público, que a exemplo dos cavaleiros, também sofria com a chuva. O Padre Sebastião Correa abençoava a saída de todos, com a simplicidade e simpatia que lhe são peculiares.

No caminho, nem o barro e as dificuldades atrapalhavam homens, mulheres, crianças e idosos, que focados na fé e devoção, se uniam aos demais formando uma corrente positiva. Como faço há 34 anos, me uni a esse time rumo ao santuário.

No final da tarde, com o tempo melhor, a chegada em Pirapora foi marcada por muita comoção. Lado a lado, nós romeiros, recebemos na Igreja da cidade a tão aguardada benção.

A bandeira da Romaria ocupava lugar de destaque a frente, mostrando ali todo empenho e dedicação da comissão organizadora bem como de todos aqueles que compareceram para agradecer as conquistas e renovar os votos de proteção.

À noite, um grande show do cantor Ronny César com o melhor do Sertanejo, animou as pessoas que marcavam presença.

Com um sol digno de cartões postais, a manhã de terça-feira, dia 01, reservava a realização da tradicional missa dos Romeiros, comandada pelo carismático padre Daniel Balzan.

Um excepcional público lotava a Igreja para reforçar ali os seus votos de fé e comunhão. Este momento confesso ser um dos mais emocionantes para mim, pois lembro de todos que se foram e que com muita energia e carinho ocupam lugar de destaque no meu coração.

Após o evento, a Presidenta Santina, primeira mulher a presidir a Romaria de São Jorge, comandou o retorno dos romeiros para São Roque, aonde após mais de 30 km, entramos no município nos dirigindo a Praça da Matriz, encerrando com um show de Luiz Carlos & Fabiano mais uma edição deste tradicional evento.

Parabenizo todos os envolvidos pelo sucesso deste acontecimento, em especial a comissão organizadora, bem como agradeço a Deus por mais um ano me possibilitar participar da Romaria ao lado da minha esposa, filhas, familiares e amigos.

Que venha a edição 84!

Daniel de Oliveira Costa - Daniel da Padaria
Empresário e Romeiro