quinta-feira, 31 de maio de 2012

Romaria de São João Batista: Um patrimônio da cultura São-Roquense



Amanheceu peguei a viola, botei na sacola e fui viajar. Com essa música tocando no nosso radinho de pilha, preparei a charrete, alimentei bem o cavalo, e segui para mais uma Romaria.

Desta vez, me juntei aos Romeiros de São João Novo para participar da Romaria de São João Batista. Como faço há anos, ao chegar no Distrito tomei um tradicional pingado com pão na chapa e logo comecei a me arrepiar.

Entra ano, sai ano, a emoção de participar destes eventos pra mim só aumenta. Parece que a cada saída está sendo a minha primeira Romaria, tamanha a emoção que toma conta.

Após garantir o café da manhã e rever grandes amigos e companheiros, chegou a hora de iniciar a jornada rumo a Pirapora do Bom Jesus.

Se eu já estava feliz, ao ver a participação popular de todos em São João Novo aplaudindo e saudando os romeiros, fiquei desta vez orgulhoso, pois é nítido que nosso povo ama sua comunidade e suas tradições.  Este sentimento era reforçado a cada curva e a cada parada, aonde todos se confraternizavam, trocavam experiências, reviam amigos que só se encontram nesta época do ano, falavam da família e do dia a dia, tornando o ambiente harmonioso e digno da história da Romaria de São João Batista, que sem sombra de dúvidas, ao chegar na sua edição de número 38, mostra ser um dos grandes patrimônios da cultura são-roquense.

O lema  “Humildade, Amor a Deus e Respeito ao Próximo”, nos embalou durante todo o percurso. Por falar em agradecer a Deus, a cada instante eu o agradecia por me permitir estar ali, ao lado de pessoas que eu gosto, em especial a minha esposa Lenice e as minhas filhas Luiza e Rosamaria. Novamente ter a família ao lado tornou tudo especial. Nas orações, lembrava daqueles que já partiram mas que fazem parte da minha história e da minha vida.

Em meio à natureza, e realizado por fazer parte de tudo isso, é incrível como nossos pensamentos vão longe, e isso nos traz ótimas recordações.

Após algumas horas, chegamos a Pirapora, aonde as bênçãos do Padre marcou mais uma vitória para os Romeiros.

Emocionado em ser mais um Romeiro que cumpriu sua meta, em busca de paz e alegria através da fé, destaco e parabenizo a comissão organizadora, que desde a saída em São João Novo até a chegada em Pirapora, manteve uma belíssima estrutura, dando suporte, auxílio e mantendo a ordem ao longo dos quilômetros percorridos.

Parabéns a todos que participaram deste importante acontecimento!

Daniel de Oliveira Costa (Daniel da Padaria)
Romeiro e Empresário